Estratégias de Ensino para a construção do conhecimento

A proposta da Estratégia Pluriverso se enquadra nos modelos pedagógicos de construção ativa do conhecimento por parte dos alunos e da construção de comunidades educativas engajadas e significativas. As estratégias de construção do conhecimento são propostas adaptáveis de técnicas para estimular o trabalho colaborativo.

Rotação por Estações

A estratégia consiste em criar diferentes ambientes de trabalho em sala de aula e dividir os alunos em grupos para que realizem as atividades em cada uma das “estações”.

Gráficos de Identidade

Gráficos de Identidade são uma adaptação dos mapas mentais para a visão geral da própria personalidade ou de algum importante personagem histórico ou literário.

Carrossel

A circularidade é um valor afrodiaspórico que remete à comunidade, ao círculo, à roda de samba e de capoeira, à participação e inclusão de todos. Na estratégia Carrossel propõe-se uma construção coletiva do conhecimento a partir da rotação de cartazes construídos coletivamente.

Mapa Falado

Há uma relação muito profunda entre as territorialidades e construção ou percepção de “identidades” grupais e subjetivas. Pertencer a um lugar ou, mais ainda, ser parte do grupo que tem um espaço geográfico como seu é um modo de perceber a si mesmo como ser no mundo. A estratégia do mapa falado é uma ferramenta para expressar o conhecimento e as percepções do grupo acerca do território e das pessoas que nele vivem, suas experiências e vivências.

Cinefórum

Sem dúvidas o cinema tem um potencial educativo extraordinário ao agregar conteúdo, imagens, sons, trilhas sonoras. A partir de um filme pode-se despertar a pessoa para diversas temáticas e aproximar os diferentes tipos de saberes com a vida concreta. A proposta do Cine-Fórum consiste basicamente em realizar a exibição de um filme, seguida de propostas de reflexão a partir de suas implicações. O roteiro que propomos é baseado numa proposta de cine-fórum com roda de conversa para alunos do ensino básico.

Infográficos

Infográfico é uma espécie de gráfico ou peça visual muito utilizada em livros e revistas para apresentar informações e dados de maneira facilitada, o que ajuda na compreensão do leitor mesmo quando o conteúdo tem maior complexidade. Costuma incluir textos e imagens na sua elaboração, como ilustrações, gráficos e ícones. O processo de construção de um infográfico pode ser um auxílio poderoso nos processos de aprendizagem pois favorece que o aluno sintetize uma informação e a ilustre com diferentes linguagens.

Tabela Conceitual

Uma tabela conceitual é um auxílio para que os alunos aprofundem a compreensão de conceitos científicos complexos através da associação do contexto a imagens e situações concretas do cotidiano.

SIC (Surpresa, Inquietação e Curiosidade)

Uma atividade baseada na estratégia do SIC possibilita uma expressão rápida e direta sobre o envolvimento dos alunos com um texto, imagem ou vídeo. Nesta atividade, os alunos identificam que elementos lhes parecem surpreendentes, inquietantes ou que geram curiosidade de ler mais sobre o assunto. Fazer com que os alunos concluam uma atividade SIC pode ser uma maneira eficaz de ajudá-los a se preparar para uma discussão em classe na qual todos tenham algo com que contribuir. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: