Estratégias de Ensino para Começo de Conversa

Existem diferentes modos de começar uma conversa. Aqui elencamos algumas estratégias de ensino que podem ser utilizadas para dar início a um tema de modo que sejam considerados a participação, o conhecimento prévio e a vida cotidiana dos alunos.

Sei- Acho que Sei- Quero Saber

A técnica Sei-Acho que Sei- Quero Saber, é uma adaptação brasileira à técnica KWL (Know-Want Know- Learn) no qual os alunos, a partir da experiencia vivenciada no evento de abertura, identificam os próprios conhecimentos prévios acerca do tema e quais conhecimentos precisam aprender para realizar a apresentação dos produtos finais.

Apresentando um novo livro

Os alunos são convidados a saborear o contato com um novo livro e compartilhar previsões, expectativas e perguntas sobre ele, antes de começarem a leitura efetivamente. Ainda que os alunos tenham acesso a uma versão digital, gastar algum tempo contemplando a capa e realizando uma leitura rápida dos conteúdos do livro são um modo eficaz de despertar o interesse para a leitura, esclarecer contextos e gerar uma experiência o mais positiva possível com a literatura abordada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: