Estratégias de Ensino para Rodas de Conversa

Um dos pontos centrais da Estratégia Pluriverso consiste na possibilidade dos alunos dialogarem ativamente acerca dos temas tratados, rompendo o esquema tradicional do professor-orador-aluno-ouvinte. Rodas de conversa, quando baseadas em ricas experiências de leitura e pesquisa, são estratégias de ensino com grande potencial para desenvolver a criticidade, a capacidade do diálogo, da escuta e da construção colaborativa do conhecimento.

Bola de Neve

As “bolas de neve” começam pequenas e, pouco a pouco, aumentam de tamanho conforme rolam por alguma superfície. Nessa estratégia de ensino, a reflexão começa individualmente e gradualmente vai sendo partilhada entre todos.

Monastério

A estratégia “Monastério” usa o silêncio e a escrita como ferramentas para ajudar os alunos a explorar um tema em profundidade. Nela, os alunos escrevem suas respostas a um estímulo colado no centro de uma grande folha de papel. Ao escrever, o aluno pode pensar com mais calma e precisão, e a leitura da opinião dos colegas lhe oferece a oportunidade de se concentrar nas opiniões dos outros. 

Conselho da Cidade

A estratégia de ensino “Conselho da Cidade” imita o processo de uma reunião de conselhos, na qual os membros da comunidade tomam a palavra para compartilhar sua perspectiva sobre um tópico de preocupação. Usando esse formato, os alunos têm a oportunidade de se confrontar com diferentes perspectivas acerca do tema e, ao assumir inclusive uma postura que não é naturalmente sua, aprender a dar ouvidos ao outro e perceber que nossas percepções são sempre limitadas a uma perspectiva que não oferece a totalidade da verdade.

Aquário

A estratégia “Aquário” é bastante conhecida pelos educadores que promovem as metodologias ativas em sala de aula. Ela pode ser uma oportunidade de exercício de pluriversalidade por associar o exercício da fala e da escuta ativas.

Citação e Argumentação

A estratégia “Citação e Argumentação” ajuda os todos os alunos a participar da conversa como ouvintes e oradores ativos. Trabalhando em trios, os alunos compartilham e discutem suas impressões acerca de um texto, imagem ou filme. Como a estratégia oferece uma estrutura explícita para a discussão, incentiva os alunos mais tímidos a compartilhar suas ideias e garante que os alunos mais falantes escutem em silêncio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: