Estratégias para tomada de decisões

A Estratégia Pluriverso foi construída de modo a valorizar a participação ativa e democrática dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Por isso, as estratégias a seguir são caminhos possíveis com que podemos envolver os alunos nos processos de tomada de decisão, desenvolvendo assim a autonomia e sentido de pertença no processo educativo.

Adedonha de Ideias

Essa estratégia pretende envolver os alunos através de um “jogo” de brainstorm no qual as ideias devem ser descritas alfabeticamente. Pode ser utilizada para a ativação de conhecimentos prévios ou diagnóstico, brainstorming, organização de atividades e eventos ou revisão dos conteúdos abordados em determinada unidade.

Roleta de Ideias

A estratégia pretende ajudar os alunos é despertar a criatividade e encontrar soluções coletivamente para um problema/ desafio através da produção rápida e divertida de ideias em curto período de tempo.

Do Contra

Nem sempre ser “do contra” significa atrapalhar o caminho percorrido pelo grupo. Muitas vezes pensar de modo “invertido” ou pelo caminho contrário nos ajuda a encontrar respostas eficazes e inovadoras para os problemas e desafios do cotidiano. Essa é uma maneira de retirar o bloqueio da mente das pessoas, pois fazer o contrário do que se deve já é uma forma de transgressão que faz nosso cérebro trabalhar mais livremente.

Mapa Mental Coletivo

Suscitar e conectar ideias em grupo é uma ótima forma de elencar expectativas, diagnosticar conhecimentos prévios e encontrar soluções inovadoras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: